
Bruno Ribeiro, Artista S. E. Shires desde 2025, iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical de Loivos no ano de 2011. No ano seguinte ingressou no Curso Básico Supletivo na Academia de Artes de Chaves, pertencendo assim à classe de Tuba e Eufónio lecionada pelo professor Mauro Simões.
No ano de 2014 integra a primeira turma do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão, curso esse, criado pela da Academia de Artes de Chaves em colaboração com a Escola Secundária Dr. Júlio Martins, terminando em 2017 com a classificação final de curso de 16 valores e 19 valores no Recital Final de Curso.
No mesmo ano ingressa no Curso de Licenciatura em Música - Ramo: Área de Especialização em Performance - Euphonium da Universidade de Aveiro, integrando assim na classe de Eufónios lecionada pelo professor Ricardo Antão. Termina o mesmo em 2020 com a classificação final de 15 valores e 19 valores no Recital Final de Licenciatura. Em 2023 conclui o Mestrado em Ensino de Música, Ramo – Tuba, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, com a classificação final de 17 valores.
Integra a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, sob a direção artística do maestro Luciano Pereira desde 2012 e dois anos depois tornou-se chefe de naipes do naipe de Eufónio da mesma.
Faz parte do quadro da Banda Musical de Loivos desde 2011 sob a direção do maestro Luciano Pereira.
Em ambas as instituições que integra, já foi premiado em vários concursos internacionais.
Desde 2023 é membro fundador do quinteto de Metais “Transmonta
Brass” e ganharam o concurso de Residências Artísticas, projeto da
Orquestra Sem Fronteiras, para as temporadas 2024 e 2025.
Em âmbito coletivo, para além da Orquestra de Sopros da AAC e da
Banda Musical de Loivos, também já foi membro da FanfAAC,Fanfarra da Cebolada, Quarteto de Tubas da AAC, Coro de Câmara AAC, Quarteto de Tubas da Universidade de Aveiro, Ensemble de Tubas do DeCA, Trio de Eufónio, Trombone e Piano, entre outras.
Já participou em vários estágios de orquestra onde já teve a oportunidade de trabalhar com maestros como Paulo Martins, José Eduardo Gomes, Bruno Santos, Luciano Pereira, Luís Carvalho, André Granjo, Alberto Roque, entre outros. Conta com 14 prémios nacionais e internacionais em conjunto com a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de chaves e a Banda Musical de Loivos e 2 prémios individuais.
É professor de Tuba e Eufónio na Academia de Artes de Chaves, na Academia Musical de Monção e na Escola Secundária Dr. prof. Flávio F. Pinto Resende, Cinfães



