
A Orquestra de Sopros da AAC é neste momento uma referência de sucesso no meio das Orquestras Académicas no nosso país e não só...
A Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves foi fundada em Outubro de 2008 integrada na oferta curricular do Curso Básico de Música da Academia de Artes de Chaves, no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto. Composta por cerca de 20 alunos, surgiu da necessidade de agregar os jovens músicos oriundos das bandas filarmónicas da região num grupo que lhes permitisse evoluir tanto ao nível das competências específicas para a música de conjunto como ao nível da evolução indireta das coletividades em que se integravam.
A necessidade de desenvolver um meio musical com dificuldades reconhecidas no acesso ao ensino especializado da música foi o mote que liderou este projeto. Rapidamente, e fruto do projeto implementado, o âmbito do trabalho realizado evoluiu de um cariz exclusivamente pedagógico para uma postura de desenvolvimento artístico e cultural do próprio meio envolvente, começando a integrar jovens músicos oriundos de outros locais e instituições, extravasando a sua essência curricular para se afirmar como um grupo representativo de uma região.
Atualmente, a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves conta nos seus quadros com cerca de 90 jovens músicos oriundos da região norte, conjugando músicos com várias experiências musicais e em diferentes momentos da sua evolução artística num grupo singular. Apresenta-se regularmente em concerto e tem participado em variados eventos, tanto no âmbito de concursos de bandas como em festivais. Para além de se apresentar como um espaço de desenvolvimento musical e artístico (individual e coletivo) a sua qualidade reconhecida internacionalmente faz desta uma das mais vibrantes e conceituadas orquestras de sopros na atualidade, facto esse refletido nas variadas menções e prémios que tem alcançado. Tem desenvolvido uma ação forte no desenvolvimento de repertórios seja através de encomendas de música nova, seja através das variadas estreias de nova música que tem realizado ao logo da sua existência.
A Orquestra de Sopros realiza temporadas de concertos anuais com uma intensa atividade artística, apresentando-se em concertos, festivais e concursos nos mais prestigiados palcos em Portugal e no estrangeiro. Já acompanhou alguns dos mais destacados solistas internacionais, tais como Florent Héau (FR), Nuno Pinto (PT) e Jorge Almeida (PT).
Prémios
-
2º PRÉMIO – 3ª Categoria no III CIB “Ateneu Vilafranquense”
Vila Franca de Xira, Portugal | 2009
-
MENÇÃO HONROSA – Agrupamentos Maiores no III Mostra Musical do Eixo Atlântico
Vilagarcía de Arousa, Espanha | 2012
-
PRÉMIO TAUROMAQUIA – 2ª Categoria no V CIB “Ateneu Vilafranquense”
Vila Franca de Xira, Portugal | 2014
-
1º PRÉMIO – Agrupamentos Maiores na IV Mostra Musical do Eixo Atlântico
Vilagarcía de Arousa, Espanha | 2014
-
GRAND PREMIER PRIX | DIFFWINDS AWARD | MENÇÃO "PEÇA VALORIZAÇÃO DA TRADIÇÃO MUSICAL PORTUGUESA" – Differdange
Luxemburgo, Luxemburgo 2014
-
1º PRÉMIO – Secção Académica no I CIB “Filarmonia d’Ouro”
Santa Maria da Feira | 2014
-
1ºPRÉMIO – 1ª Categoria no VI CIB “Ateneu Vilafranquense”
Vila Franca de Xira, Portugal | 2016
-
1º PRÉMIO | 2º LUGAR – 43º CIB “Vila d’Altea”
Altea, Espanha | 2016
-
1º PRÉMIO – 1ª Secção no IV CIB “Filarmonia d’Ouro”
Santa Maria de Feira | 2017
-
1º PRÉMIO – Agrupamentos Maiores na IV Mostra Musical do Eixo Atlântico
Vila Real, Portugal | 2018
-
1º PRÉMIO- 46º Certamen Internacional de Bandas "Vila d'Altea"
Altea, Espanha | 2019
-
WORLD CHAMPION - Wind Band Concert Division - 19º World Music Contest
Kerkrade, Países Baixos | 2022
Feedback
Partilho o Feedback genuíno de compositores/maestros internacionais sobre a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves.








